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Postado por
Lívia Rosa Santana
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Moda aliada à sustentabilidade
Bamou e VemVem lançam nova coleção de sapatos veganos, durante o maior festival de forró do mundo, realizado em Dunas de Itaúnas (ES), e aposta em parceria com dançarinos profissionais
Tênis veganos VemVem Bamou - Crédito Baeuai
O mercado têxtil, que movimenta 2,4 trilhões de dólares anuais e cresceu 5,5% ao ano na última década, enfrenta grandes desafios ambientais. De acordo com o relatório “A New Textiles Economy: Redesigning Fashion’s Future” da Ellen MacArthur Foundation, a cada segundo, um caminhão de sobras de tecido é descartado ou queimado, resultando em um desperdício anual de 500 bilhões de dólares. A indústria da moda é responsável por 1,2 bilhão de toneladas de gases de efeito estufa por ano, superando a aviação comercial e a indústria naval juntas. Além disso, anualmente, 85% dos têxteis vão para o lixo, agravando problemas ambientais como a produção de chorume e biogás em aterros sanitários, segundo a UNECE.
Esse cenário reflete a necessidade urgente da conscientização sobre a importância de escolhas éticas e ambientalmente responsáveis no setor da moda. Exemplo dos fabricantes que já atuam para reverter esse quadro é a Bamou e a VemVem, marcas de moda sustentável de Belo Horizonte, situadas na loja colaborativa BAEUAI, no Mercado Novo, que estão lançando a terceira coleção de sapatos veganos, a Vem Vem B, em parceria com dançarinos profissionais de forró. A estreia da coleção será no maior festival de forró do mundo, realizado em Dunas de Itaúnas, distrito de Conceição da Barra, no Espírito Santo, de 20 a 27 de julho.
A Bamou e a VemVem destacam-se não apenas pelo compromisso com a sustentabilidade, mas também pelo envolvimento e apoio à cultura brasileira. Os sapatos da nova coleção são confeccionados com tecidos que possuem a certificação BCI (Better Cotton Initiative), assegurando a qualidade e a procedência do algodão, além de práticas de produção que não utilizam agrotóxicos ou pesticidas. O selo BCI também garante condições dignas de trabalho para todas as pessoas envolvidas no processo produtivo, desde o plantio do algodão até a transformação em tecido.
“Estamos entusiasmadas em lançar a coleção Vem Vem B no Festival de Forró de Itaúnas. É uma oportunidade incrível de mostrar nosso compromisso com a moda sustentável e com a valorização da cultura brasileira. A escolha do festival como palco para o lançamento é uma forma de homenagear e apoiar essa rica tradição”, conta Suellen Alice, sócia da Bamou e da VemVem.
As marcas também são parceiras do Movimento Sou de Algodão, que promove práticas sustentáveis e sociais, e possuem o Selo Peta, certificando que seus produtos não exploram animais em nenhuma etapa da produção. “Nossos sapatos são mais do que uma peça de vestuário; são uma celebração da cultura nordestina. Cada criação é feita por mulheres talentosas que transformam tradição em estilo, trazendo a essência vibrante do forró para o seu dia a dia”, afirma Rovena Moura, a outra sócia das marcas.
O professor de forró Luiz Henrique do Carmo, que já viajou para 20 países ministrando aulas de dança, é um dos escolhidos para representar as marcas. “É com muita felicidade que assino meu nome em um dos novos modelos dos sapatos veganos da colaboração entre Bamou e VemVem, marcas que conversam com meus ideais, acreditando em um mundo melhor e praticando a moda sustentável. Além disso, os produtos apresentam design aplicado, estiloso e moderno aliado ao conforto que nós dançarinos precisamos para dançar”, afirma.
Os tênis são produzidos com couro vegano e tecido PET reciclado, com palmilha especial feita a partir da cana de açúcar, de origem renovável, responsável e 100% reciclável. A sola é resistente e confortável, especialmente elaborada para dançar, com pontos de pivô para facilitar os movimentos e amortecimento extra.
As marcas esperam que seus clientes não apenas apreciem a qualidade e o estilo de seus sapatos, mas também sintam o amor e o respeito pela cultura e pela sustentabilidade em cada par. “Quem escolher a Bamou e a VemVem, consequentemente, está apoiando a moda consciente, feita com amor e respeito pela nossa cultura”, concluem as proprietárias.
Loja colaborativa BAEUAI - Crédito BAEUAI
Sobre a Bamou
A Bamour nasceu do sonho de unir conforto, beleza, sustentabilidade e responsabilidade social em um único sapato. Inspirados pelo minimalismo suíço, nossos calçados possuem um design clean e unissex, utilizando tecidos veganos e solados de borracha natural ou pneu reciclado. Fabricados no Brasil de maneira sustentável, garantimos os direitos de todos os envolvidos na produção. Nossos sapatos são a prova que é possível vestir-se com consciência sem abrir mão do design. Bamour promove uma mensagem de esperança e compaixão, incentivando o empreendedorismo feminino e inspirando uma vida mais leve e autêntica. Mais informações no site www.bamou.com.br.
Sobre a VemVem
A VemVem é muito mais do que uma marca de moda; é um movimento cultural e social que nasceu da paixão pelo forró e pela liberdade de expressão. Fundada com o objetivo de proporcionar conforto e segurança durante a dança, a VemVem pesquisa cuidadosamente tecidos que não apenas transpiram bem, mas também são fluidos e não marcam, permitindo que todos se sintam à vontade em suas criações. Além de valorizar a estética, a empresa investe em uma moda consciente e sustentável, consciente de que cada peça é construída por pessoas que merecem viver com dignidade. Mais informações no site www.vemvemshop.com.br.
Sobre a BAEUAI
A Loja BAEUAI é uma butique de moda com propósito localizada no Mercado Novo, em Belo Horizonte. Fundada por mulheres comprometidas com a diversidade e a sustentabilidade, a loja abriga marcas que compartilham esses valores e oferece roupas, acessórios e calçados que celebram a autenticidade da cultura brasileira. A Loja BAEUAI é um espaço colaborativo que promove a moda sustentável e a responsabilidade social. Para mais informações sobre a Loja BAEUAI, suas marcas parceiras e eventos futuros, visite o site www.baueai.com.br ou siga as redes sociais em @baueai.
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Livia Rosa Santana, tem formação em Turismo e Hotelaria, Culinária,Confeitaria, Teatro ( Atriz, Roteirista e Produtora), Jornalismo pela Faculdade Esamc, Locução de Rádio e Coach. . Trabalhou como Produtora e Coordenadora na cidade de Uberlândia (MG), representando o Iacan-Instituto de Artes e Cultura Alvaro Neto,. A empresa contém trabalhos reconhecidos em todo território nacional.
Atualmente atua no jornalismo como CEO dos 35 portais e 6 revistas que é editora-chefe, como assessora de imprensa de famosos e empresários. Já trabalhou como assessora de imprensa de uma agência de modelos, e como a editora-chefe e assessora de imprensa da Revista CBTUR VIP, trabalhou na parte comercial do Jornal do Estado do Rio e Niterói News.
CEO da empresa Topssimo Assessoria
Escreve para vários veículos de comunicação.
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