Clementina Bar e Ristoranti promove festival gastronômico inspirado no livro 'A comida baiana de Jorge Amado'

    Clementina Bar e Ristoranti promove festival gastronômico inspirado no livro 'A comida baiana de Jorge Amado'


Festival traz principais pratos da gastronomia baiana de 10 a 31 de maio





Colorida, com sabores marcantes e elementos frescos! Assim, a comida baiana é conhecida por muitos e apaixona quem prova os pratos típicos. Agora, essa cozinha chega ao festival gastronômico do Clementina Bar e Ristoranti, que contará com duas opções de entrada, três pratos principais e duas sobremesas. O ‘Festival Sabores da Bahia’ acontece de 10 a 31 de maio e o menu completo pode ser adquirido por R$150,00 por pessoa. É necessário fazer reserva prévia por meio do clementinabareristoranti.com.br, e o Clementina está aberto todos os dias a partir das 17h, localizado no Mercure Uberlândia Plaza Shopping Hotel. 


O livro ‘A comida baiana de Jorge Amado’ é uma obra escrita pela filha do escritor, Paloma Jorge Amado, que compilou as receitas de pratos que aparecem na obra de seu pai no livro. E foi inspirado nesta obra, que o time de alimentos e bebidas do Clementina elaborou o menu encantador do ‘Festival Sabores da Bahia’. São duas opções de entrada e sobremesa e três de prato principal que prometem encantar os apreciadores de uma boa gastronomia brasileira. Confira:


Entradas:

  • Mini Acarajé – um dos pratos mais tradicionais da Bahia! Este mini acarajé feito com vatapá e camarão grelhado vem acompanhado de uma base de vinagrete e parmesão.
  • Duo tartar – um refrescante tartar de salmão e camarão com feijão manteiga e ovas de capelim regado ao azeite do mar. 


Pratos principais: 

  • Sintonia de mar – Um dos pratos principais é uma caldeirada baiana de peixe namorado, camarão, pimentões, azeite de dendê e pimentas com arroz de coco queimado. 
  • Segredo baiano -  Uma outra proteína muito consumida no nordeste é a carne de sol. Nesse prato, ela vem acompanhada de queijo manteiga e especiarias, farofinha de cuscuz de milho verde com ovos de codorna e demi glace de cachaça. 
  • Arroz de hauçá – Carne seca desfiada com cebola, pimentões e azeite, acompanhada de arroz de coco e camarões grelhados


Sobremesas:

  • Ambrosia – Este é um dos mais tradicionais doces baianos, acompanhado de farofa crocante de chocolate e hortelã
  • Umbu-cajá doce sal – Por fim, fechando as opções de sobremesa, um sorvete de umbu e cajá-manga com espuma de cajá e flor de sal com esferas de laranja.

Comentários