Prefeitura de Uberlândia aumenta quantitativo de gêneros alimentícios básicos em 18% em dois anos para ampliar e diversificar cardápio da merenda escolar

        Prefeitura de Uberlândia aumenta quantitativo de gêneros alimentícios básicos em 18% em dois anos para ampliar e diversificar cardápio da merenda escolar


Em relação aos itens perecíveis ofertados na Rede Municipal de Ensino, o crescimento foi de 38,9% de 2022 para 2023 e, entre os hortifrútis, o acréscimo foi de 12,96%; dados são do Programa Municipal de Alimentação Escolar (Pmae)


Itens estocados na Diretoria de Abastecimento e Distribuição (DAD) para entrega nas escolas municipais / Cleiton Borges-Secom/PMU


Foco do olhar cuidadoso e considerada uma das prioridades da Prefeitura de Uberlândia, sob a gestão do prefeito Odelmo Leão, a alimentação escolar no município segue em evolução e melhora constantes. Dados do Programa Municipal de Alimentação Escolar (Pmae) indicam que a quantidade de gêneros básicos alimentícios, como arroz, feijão, macarrão, suco, leite e outros, Enviada por meio da Secretaria Municipal de Educação para as escolas municipais vai aumentar 18,18% de 2022 a 2024. Diariamente são atendidos. 


Aproximadamente 71 mil alunos e servidas cerca de 120 mil refeições balanceadas, segundo as recomendações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Tudo acompanhado de perto por uma equipe de 20 profissionais nutricionistas, dos quais dois são responsáveis técnicos.


O aumento do quantitativo de gêneros alimentícios nos últimos anos e a diversificação do cardápio com a inclusão de itens, como a Fórmula Infantil para bebês de até 1 ano de idade e o filé de tilápia, além de açafrão e orégano e novos produtos da agricultura familiar, evidenciam o aprimoramento da merenda escolar na atual administração municipal. Há dois anos, os 21 itens do gênero somaram 1.084.391 unidades adquiridas e distribuídas. Para este ano, até o seu fechamento, estão previstas a aquisição e distribuição de 1.281.566 unidades relativas a 27 itens às unidades escolares.


Itens estocados na Diretoria de Abastecimento e Distribuição (DAD) para entrega nas escolas municipais / Cleiton Borges-Secom/PMU


Já entre os gêneros perecíveis, como sobrecoxa, patinho e pernil, de 2022 para 2023, foi registrado um salto de 38,9% no quantitativo ofertado à rede municipal. A quantidade de patinho, por exemplo, saltou de 62.528 kg para 81.272 kg- alta de, aproximadamente, 30%. O montante de pernil que chegou às escolas subiu de 45.796 kg para 81.304 kg nesse intervalo de tempo, tendo um acréscimo de, aproximadamente, 77,5%.  


Em 2024, até o momento, já foram encaminhadas para as instituições de ensino 34 toneladas destes itens e 3,8 toneladas de caixas de ovos com 30 unidades- números que vão crescer significativamente até o fim deste ano. Além disso, entre os produtos da agricultura familiar e hortifrútis, como abobrinha, batata doce e cenoura, houve crescimento de 12,96%, de 2022 para 2023. Em 2024, já foram entregues nas escolas municipais 55,7 toneladas desses produtos.


Além dos números do Pmae, a Prefeitura de Uberlândia, por meio a Secretaria Municipal de Educação, promove, periodicamente, cursos de capacitação sobre introdução alimentar para os profissionais das escolas de educação infantil. As unidades também contam com a presença de nutricionistas no acompanhamento diário nas unidades de ensino. Esses são outros exemplos que reafirmam o compromisso da gestão com a qualidade da alimentação escolar e reforçam o trabalho contínuo para garantir o bom desenvolvimento, aprendizagem e rendimento escolar dos alunos através de práticas alimentares saudáveis.




Agricultura familiar


A diversidade de alimentos que a Prefeitura de Uberlândia compra diretamente de produtores da agricultura familiar também vem qualificando ainda mais a merenda escolar na atual gestão municipal. O número de itens ofertados subiu: eram 17 em 2017, início do terceiro mandato do prefeito Odelmo Leão, enquanto em 2023 chegaram a 28.


No último ano, também houve aumento na quantidade de alimentos da agricultura familiar oferecidos nas escolas municipais, passando de 608.932 kg para 634.313 kg. Destaque para frutas e hortaliças, como banana prata, goiaba, alface e couve orgânicas, que tornam a merenda ainda mais balanceada e continuam presentes no cardápio de 2024.


Projetos Peixe na Rede e Nutrição Especial


Ainda dentro do compromisso de garantir alimentação balanceada e de qualidade para os estudantes, a Prefeitura de Uberlândia tem incrementado a merenda escolar. Somente em 2023, o cardápio ganhou novas opções de alimentos, como a fórmula infantil, canela e cacau em pó, achocolatado e uvas passas. Houve ainda a expansão, para todas as escolas municipais de ensino fundamental, do projeto “Peixe na Rede”, que começou no ano anterior com a inclusão do filé de tilápia na rotina alimentar desse público e inclui elaboração de um livreto de receitas, com aplicação de testes de aceitabilidade.


Outra novidade está atendimento dos estudantes diagnosticados com necessidades alimentares especiais tais como doença celíaca, diabetes, hipertensão, anemias, alergias e intolerâncias alimentares. Esse trabalho é feito através do projeto “Nutrição Especial”, que também promoveu a elaboração de cartilhas de orientações nutricionais para a comunidade escolar, disponíveis no Portal da Prefeitura


Cartilha ‘O caminho do alimento até a escola’


Além disso, a Secretaria Municipal de Educação oferece, na atual gestão municipal, mais recurso para que a população possa acompanhar a qualidade e a evolução da alimentação escolar nos últimos anos. Elaborada no ano passado, a cartilha “O caminho do alimento até a escola” foi atualizada em uma versão de e-book, na qual estão contidas todas as informações sobre o Pmae. O material apresenta o percurso do alimento até a escola, com o intuito de orientar, informar e aproximar a comunidade escolar.


Todos os diretores receberam o link para acesso ao e-book e participaram de reuniões para orientações visando aprimorar e entender a gestão do estoque e alinhamento das ações do PMAE para o ano de 2024. Também está sendo organizado o encontro “Compartilhando experiências e conhecimentos na prática”, focado em aulas práticas para manipuladores de alimentos da Rede Municipal de Ensino.


Confira detalhamento dos itens e quantitativos adquiridos e distribuídos clicando AQUI.


Comentários